NR 20

 

O Ministério do Trabalho publicou no início do ano uma revisão da Norma Regulamentadora n° 20 (NR20), chamada também de Segurança e Saúde no Trabalho com Líquidos Inflamáveis e Combustíveis, válida desde o dia 6 de março, que prevê prazos e obrigações para toda a cadeia do combustível: exploração, refino, distribuição e revenda.

Os postos de combustíveis terão de oferecer a seus empregados três cursos de capacitação (integração, com 4 horas de duração; básico, com 8 horas; e intermediário, com 16 horas), além de elaborar um projeto de instalações em que sejam contemplados os aspectos de saúde, segurança e meio ambiente contidos na norma. Tudo isso devidamente documentado e arquivado.

A fiscalização quanto ao cumprimento das exigências previstas na NR-20 é realizada pelo Ministério do Trabalho e promete ser rígida, a exemplo do que vem ocorrendo em alguns estados. As multas, que são altas, são aplicadas de acordo com o número de funcionários, já que são eles os principais afetados pelo não cumprimento das normas.

A Fecombustíveis também desenvolveu um vídeo de pouco mais de 18 minutos para esclarecer as principais dúvidas da revenda, e que pode ser acessado em nosso canal de vídeos ou no link abaixo.

Recomendamos que TODOS ASSISTAM!!

http://www.youtube.com/watch?v=7WlINZ56zLQ#t=12

 

Encontra-se também disponível no site da Fecombustíveis, através do link

( http://fecombustiveis.org.br/images/guia_nr20_baixa2.pdf )  a visualização completa deste importante guia e uma opção para download em PDF.